sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reportagem Maior: Braga na Califórnia!

Esta história é verídica e irá ser atestada pelas fotos que abaixo apresentarei. Há uma igreja na cidade de San Jose na Califórnia que foi uma tentativa de copiar a Igreja de Santa Cruz em Braga. Trata-se da Church of the Five Wounds e serve a comunidade portuguesa desta cidade norte-americana. É um dos principais monumentos da cidade e, apesar de não ser exactamente igual, foi essa a pretensão daqueles que inicialmente a edificaram. 
Trata-se de um senhora muito devota, natural dos Açores, que, por volta de 1914, vivia em Braga e nutria particular afecto por este templo. O afecto era tão grande que os seus elogios trouxeram a Braga um padre, também açoriano, que estava interessado em levar os planos desta igreja bracarense para a Califórnia, onde estava a ser planeado um templo. Ora, o seu desejo foi concretizado, não tendo, todavia, os meios económicos para construir uma igreja com a mesma qualidade e acabamentos. Ficou mais modesta, digamos... Mas as imagens veneradas no interior sairam todas de oficinas de santeiros bracarenses.
Vejamos as fotos em pormenor. Pode não parecer à primeira, mas a igreja americana é efectivamente um réplica do belo templo bracarense.

 Zona Inferior da Fachada:




 Zona Central da Fachada:


Frontão:


 Coroamento das torres:

Janelas laterais:


Sem comentários:

Enviar um comentário