quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

8 de Dezembro: feriado de Braga!

Hoje é feriado, porque a tradição cristã de Portugal recorda o dogma da Imaculada Conceição.  Este dia vai continuar a ser feriado, dado que a Igreja requereu essa vontade junto do Governo, no acordo sobre a revisão de feriados. Este é um feriado que acaba por ter uma ligação íntima com a história de Braga.
A cidade de Braga foi precursora desta devoção no nosso país, não apenas no século XIV, altura em que a diocese é pioneira a instituir o culto, mas também posteriormente. A 24 de Fevereiro de 1647 a cidade de Braga é consagrada a Nossa Senhora da Conceição, dando sequência ao que já havia ocorrido no sínodo da diocese ocorrido uma década antes. Mas a grande homenagem da cidade de Braga à Imaculada Conceição é o Santuário do Sameiro.

Poucos anos após a proclamação do dogma, um padre bracarense, Martinho da Pereira da Silva, entusiasmado pela acção do Papa Pio IX e pelas potencialidades da montanha mais alta que se debruçava sobre Braga, decide empreender a construção de um monumento, que se tornará na maior homenagem portuguesa em honra da Imaculada Conceição.
A 14 de Junho de 1863 é lançada a primeira pedra de uma estátua, cuja misteriosa implosão, fez crescer o número de devotos. No final do século XIX já estava a basílica em construção e os peregrinos não paravam de aumentar. A imagem da Imaculada Conceição do Sameiro foi esculpida em Itália, tendo sido benzida em Roma pelo Papa Pio IX e validada pelo maior escultor português de todos os tempos, Soares dos Reis. Seria à época o mais importante santuário português.
Com o surgimento de Fátima, passa a ser o segundo maior destino mariano de Portugal, tendo recebido a visita do Papa João Paulo II em Maio de 1982. É um dos lugares de passagem obrigatória para quem visita Braga, sendo o melhor miradouro sobre a cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário