sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Memória Maior: o Seminário de S.Pedro

Esta extraordinária fotografia foi publicada há uns meses no Fórum Bracarae Avgvste. Qual não foi a minha surpresa de perceber que estava diante de uma foto – a única que conheço – do antigo Seminário de S. Pedro, o primeiro do género na Península Ibérica, fundado após recomendações do Concílio de Trento, em 1572, pelo Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires.
O edifício era monumental (à esquerda na foto), como atesta a cartografia do século XVI e XVIII, que apontam o edifício como o grande vulto do lado sul do Campo da Vinha. A fotografia comprova que o Seminário de S. Pedro ocupava uma área maior que as actuais edificações.
Este seminário foi demolido nos finais do século XIX ou nos primeiros anos da seguinte centúria, tendo o ensino dos seminaristas de Braga passado para o antigo Colégio dos Jesuítas, onde ainda hoje se localiza depois de uma história atribulada de ocupações e usurpações.
Deste edifício só resta a porta principal, de feição renascença, e que se conserva na actual fachada do Seminário de S. Pedro e S. Paulo, na fachada principal voltada ao Largo de Santiago.
Na foto pode comprovar-se também o primitivo lugar da fonte que hoje está no largo Carlos Amarante.

Sem comentários:

Enviar um comentário