sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Turismo a crescer? Talvez no Porto…


Ontem ficamos a saber que o turismo no Norte está a crescer. Num seminário intitulado “Turismo rural – fonte de empreendedorismo”, uma vogal da auto-denominada Entidade de Turismo do Porto e Norte, proclamou uma grande notícia para a região.
Todavia, esqueceu-se de dizer que esses números se revelaram bastante positivos para o município do Porto, com crescimentos significativos, que em alguns meses chegaram aos 20%, enquanto que Braga, Viana do Castelo e Guimarães viram o seu número de dormidas (indicador fundamental para analisar os proveitos económicos), decrescer 6%, 20% e 0,2%.
O que significam estes números? Simplesmente que esta Entidade regional – errada, desde logo, pela sua designação – está muito interessada no Porto e pouco empenhada no restante território, como a evidência dos números atesta.
Enquanto as agências de turismo ligadas as Porto continuarem a promover uma manhã em Braga e uma tarde em Guimarães, continuando a beneficiar a hotelaria portuense em capacidade de ocupação e com todos os benefícios económicos para o comércio e restauração do local onde se instalam, vamos continuar a ver os números do turismo supostamente crescerem, sem que isso se revele em êxito efectivo para a nossa região.

Sem comentários:

Enviar um comentário