sexta-feira, 9 de março de 2012

Uma solução para o 'velho' hospital

 
O arquitecto Carvalho Araújo, o mesmo que concebeu o conceituado edifício da Galeria Mário Sequeira, está a projectar um Museu de Arte Contemporâneo para Braga, o MACB, aproveitando o edifício do antigo hospital. 
Neste projecto, que integra um hotel e espaços de exposição diversos, o arquitecto procura regenerar toda área anteriormente ocupada pelo S. Marcos. Para suportar este 'museu', Carvalho Araújo propõe a criação de um Centro de Artes Preformativas no edifício monumental da rua do Castelo, também ele bastante desaproveitado. O Fórum Bracarae Avgvste já explorou este projecto, partindo da reportagem feita pelo jornal Público.

anteriormente comentamos a potencialidade da cidade de Braga relativamente à arte contemporânea. Já estamos nas rotas desta tipologia artística, devido ao novo Estádio Municipal e à Galeria Mário Sequeira, que todos os anos arrastam alunos e amantes da arte contemporânea a Braga. Basta lembrar o exemplo de Bilbau, cidade industrial, feia e cinzenta, que graças ao Guggenheim, se regenerou e transformou num local turístico, atraindo outros interessantes projectos arquitectónicos. Hoje a cidade gira em torno deste produto turístico: as ruas, a montras, os candeeiros transfiguram-se ao ritmo das exposições temporárias...

É mais um recurso que Braga não sabe aproveitar. Temos uma galeria e um galerista de renome, cuja colecção pessoal e contactos poderiam ser a base deste MACB. Assim os políticos e investidores dêm ouvidos a Carvalho Araújo, que 'oferece' este projecto à cidade.

1 comentário:

  1. Acho que devia ser um local para eventos. Era muito um sítio para festas. Uma noite dentro de um bloco operatorio a curtir um bom som :)

    ResponderEliminar