domingo, 27 de maio de 2012

Aqui nasceu Portugal...há precisamente 884 anos!

Portugal está hoje de parabéns! Foi há precisamente 884 anos que o princípe D. Afonso Henriques e o Arcebispo Primaz, D. Paio Mendes, assinaram em Braga um documento apelidado  de "Certidão de nascimento de Portugal".

O documento que acima vemos está guardado no Arquivo Distrital de Braga, bem distante de olhares curiosos. Neste manuscrito, datado do dia 27 de Maio de 1128, podemos observar as assinaturas legíveis de D. Afonso Henriques e de D. Paio Mendes. Para além de renovar o apoio declarado às pretensões do Infante, o Arcebispo Primaz vê fortalecidos os seus poderes sobre o Senhorio de Braga e, em troca, confere apoio militar na guerra contra D.ª Teresa. Este suporte militar permitiu a D. Afonso Henriques vencer a batalha mais importante da sua vida: S. Mamede, que se deu a 24 de Junho do mesmo ano, perto de Guimarães.
Ora, se a história popular criou o mito de Guimarães como berço da nacionalidade, há que acrescentar que foi em Braga que tudo se definiu. Se há legitimidade para Guimarães ufanar-se de ser o berço da nação, então Braga terá até maior disponibilidade nesse ensejo. Aqui nasceu Portugal poderá ser aplicado a Braga, com toda a propriedade.
Em Braga concretizou-se o plano e em Guimarães verteu-se o sangue...

Já aqui comentamos, naquela que foi a mensagem mais lida deste blog, mas vale a pena recordar, até porque muitos bracarenses passam ao lado da sua orgulhosa história. É este um documento que merece ser exposto num futuro museu da cidade.

11 comentários:

  1. Aliás a 1ª sede do Condado portucalense, foi aqui numa aldeia pertinho de Braga. Investiguem.

    ResponderEliminar
  2. Será que estamos a falar de Nogueiró?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Uma réplica deste documento, juntamente com uma das seguintes frases:
    - "Aqui se fez Portugal"
    - "Aqui nasceu Portugal"
    - "Assim nasceu Portugal"
    Deviam estar bem visíveis no Rossio da Sé.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Carlos! Já vi que temos em comum este desejo de lutar pelo património e valorizar a história brácara. Unamo-nos em torno de objectivos comuns!

    ResponderEliminar
  6. A 1ª sede do Condado foi em S.Martinho Dume, onde se situa o estádio AXA.

    ResponderEliminar
  7. Se o documento existe vamos mostra-lo ao povo bracarense,ou não somos brácaras.

    ResponderEliminar
  8. isto tem que se saber em portugal inteiro

    ResponderEliminar
  9. Caro,Antonio, premita-me o reparo, a 1º sede foi na ponte onde se situa o imortal 1º de maio.Ai d.Afonso Henriques calçou as chuteiras e marcou 2 golos aos espanhois.

    ResponderEliminar
  10. Não sou de Braga nem conheço a cidade, mas reconheço que tal documento ( a sua reprodução ) deveria, dada a sua importância, estar exposto em português actual e em local púbico. Não só em português mas noutras línguas, tendo em vista o turismo

    ResponderEliminar