sexta-feira, 15 de junho de 2012

O São João já chegou! - parte 2

Os quadros biblícos no rio Este são um dos factores de maior originalidade do São João em Braga. Apesar de ainda faltar compor as túnicas, os santos já estão no rio.
Porém, este ano vão ter a companhia das máquinas que, supostamente, estão em grande actividade desde agosto passado. Quem vir, até pensa que a renaturalização do rio Este já está quase feita, e que as obras já terão progredido no local onde começaram no verão passado: na avenida Frei Bartolomeu dos Mártires.
Estranho, não é? Em vésperas do São João, as máquinas apressaram-se a ir para um dos locais mais visitados das festas, sem acabar o que mal iniciaram.

Achará a Câmara Municipal que os bracarenses são desprovidos de inteligência???

3 comentários:

  1. É só um quadro bíblico, certo?
    O S. Cristóvão não é da Bíblia...

    ResponderEliminar
  2. Bem observado! Efectivamente é só um quadro biblíco e um outro relativo à tradição cristã. A devoção a São Cristóvão, à imagem de outras manifestações públicas, estava ligada à procissão do Corpo de Deus. Cristóvão significa, mais ou menos, "transporte de Cristo", algo que se vincula ao Santíssimo Sacramento transportado pelas ruas na Solenidade do Corpo de Deus.

    ResponderEliminar
  3. O S. Cristóvão era um santo em voga na nossa zona antes da nacionalidade; mas o seu culto foi diminuindo a partir do século XII, sendo até substituído como padroeiro em várias freguesias.

    Ao que parece, terá sido este santo, e a sua representação nas procissões do Corpo de Deus, que terá dado origem aos gigantones e cabeçudos tão típicos das nossas romarias.

    ResponderEliminar