quinta-feira, 25 de julho de 2013

Santiago em Braga: igreja da Cividade

A igreja da Cividade (ainda citada como "aedes" - capela) no mapa de Braga em 1594
No mapa de André Soares (1755) o templo ainda é representado com a porta voltada a Oeste
A fachada da igreja, remodelada no final do século XVIII, voltada à rua D. Gonçalo Pereira
A Capela das Chagas é um dos resquícios do anterior templo, com um interessante painel do século XVII
Parede traseira do templo, com vestígios da antiga fachada visíveis 
A igreja de Santiago da Cividade é um dos mais antigos testemunhos da presença da devoção a este apóstolo de Jesus Cristo na cidade de Braga. A sua fundação deverá remontar ao século XII, sendo a sua orientação completamente a oposta à que hoje apresenta (estava voltada para a rua de Santiago e não para a rua D. Gonçalo Pereira). Ao que se sabe, um dos caminhos para Compostela passava por aqui, atravessando a urbe bracarense em direcção à antiga via romana XIX, que seguia para Astorga por Ponte de Lima e Tui. Esta estrada passava pela rua da Boavista (Cónega) onde veio a surgir uma fonte também com a invocação de Santiago.
Sobre a igreja aparentemente pouco se costuma dizer. Remodelada na última década do século XVIII, adquirindo retábulos neoclássicos sem grande valia artística, detém uma fabulosa capela lateral, com retábulo em talha dourada do período nacional e um painel a óleo de boa qualidade que repete um modelo flamengo apenas existente na igreja da Misericórdia do Porto (uma pia onde vai caindo o Sangue do corpo de Cristo). Esta capela, denominada de Santas Chagas, foi instituída em 1600 por D. Pedro da Grã, fidalgo da casa de D. João III. Vale a pena cá entrar apenas para admirar a capela e a sua tela.

3 comentários:

  1. Haverá algum estudo sobre a tela? As figuras retratadas corresponderão a personagens concretos da história de Braga, à semelhança do que acontece com o Fons Vitae do Porto? O retábulo foi intervencionado em 2009; podem ter investigado...

    ResponderEliminar
  2. Penso que não, mas bem merecia, pois é uma verdadeira obra de arte!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.

    Sou aluno de Arquitectura na Universidade do Minho e estou a fazer um trabalho, no âmbito da disciplina de História, sobre a igreja paroquial da Cividade. Foi-me recomendado este blogue dada a informação que contém sobre a história da cidade de Braga. Gostaria de saber se existe algum livro, ou informação mais especifica que possa ser recomendada, e gostaria de saber onde posso investigar mais sobre estes assuntos e obter mais informações.

    Se possível, agradecia uma resposta para o meu email (filipedapontemonteiro@hotmail.com).

    Obrigado,
    Melhores cumprimentos,
    Filipe Monteiro

    ResponderEliminar