quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Parabéns JovemCoop!

A Jovem Cooperante – Natureza/Cultura faz hoje 33 anos. Não poderíamos deixar passar esta data em claro sem recordar aos bracarenses a importância que esta associação juvenil tem tido na educação e sensibilização para o património, qualquer que seja a sua índole, expressão ou domínio.
Desde logo, obviamente, recordamos a proteção ao complexo hidro-monumental das Sete Fontes, que teve na JovemCoop a sua mais elevada lutadora. Podemos hoje dizer que foi a JovemCoop, entre outros bracarenses de boa vontade, que sensibilizou os cidadãos para a importância deste monumento e ajudou a criar um movimento cívico pelo património como Braga nunca tinha visto.
Os jovens, costuma dizer-se, têm pelo na benta, pouca noção das consequências dos seus actos, energia, critividade e persistência. Ora, a JovemCoop tem sabido tirar partido destas características juvenis, promovendo uma sensibilização em largas centenas de jovens que, a partir das actividades promovidas, passaram a ser amantes do património e inevitáveis defensores da sua e nossa cidade: Braga!
Com Ricardo Silva ao leme, esta associação fez tremer muitos interesses pouco claros, desde políticos a empreiteiros, cujos objectivos colidiam claramente com a defesa do património e da história da nossa cidade. É destes lutadores e protagonistas que precisamos no futuro dos destinos da nossa cidade.
Espero sinceramente, que muitos cooperantes possam ser agentes de uma nova Braga, uma Braga maior que sabe respeitar o seu passado, que tem cidadãos com noção da responsabilidade de salvaguardar recursos para as futuras gerações e aprende a construir o seu futuro potenciando as heranças legadas pelos seus anteriores protagonistas.
A JovemCoop é a prova de que unidos e dando o nosso pequeno contributo, podemos contribuir para a salvaguarda do património e da história da nossa cidade, cuja memória e valorização contribui decisivamente para perpetuar a nossa identidade como comunidade.
Os bracarenses de boa vontade apreciam seguramente o trabalho e a dedicação desta associação.
Parabéns JovemCoop!
Braga é hoje muito Maior por vossa causa!

2 comentários:

  1. Parabéns JovemCoop. Em frentenos objectivos que vos propondes.

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Rui Ferreira, antes demais, deixa-me agradecer-te os votos de parabéns, sinal de uma amizade que se vai construindo e solidificando.
    Faltar-me-ão as palavras para agradecer as tuas palavras tão gentis, que tocarão qualquer jovem co...operante, pela força, pela energia e pela confiança que depositam em nós. Esperamos poder estar sempre à altura das palavras e das acções, para que nunca defraudemos os nossos amigos e quem se tem vindo a juntar a este grande movimento de cidadania de fazer BRAGA MAIOR!
    Sou suspeito para comentar o teu post, porque muito do que escreves me soa a vontade de fazer MAIS, de querer lutar pela nossa cidade, de investir o nosso tempo numa cidadania jovem e activa, para que haja melhores pensantes no futuro.
    Tenho as minhas expectativas renovadas para a JovemCoop e para o seu papel na cidade. Tenho, dentro de mim, a crença que continuará a JovemCoop a pugnar por dar voz aos jovens e a consciencializa-los de que a cidade é de e para todos, com o...s direitos, mas também com os deveres que isso acarreta.
    Mostramos que temos uma geração disposta a abandonar os sofás em prol de mais participação; mostramos que os cafés podem ter a utilidade que muitas vezes tiveram no passado e esquecido no presente...tertúlias e grandes conversas. Adaptamo-nos para partilhar aquilo que sabemos e aproveitamos para aprender MAIS sobre a nossa cidade.
    Por isso, o meu OBRIGADO a ti, porque encontraste um caminho para Braga e trilhas um percurso para os seus cidadãos. Obrigado por te teres juntado a nós e os nossos parabéns por teres tido a coragem de querer ser uma voz activa para a cidade e por partilhares connosco e com os nossos amigos os teus conhecimentos que se traduzem em enormes ensinamentos.
    Hoje os parabéns são para todos nós...OBRIGADO!

    ResponderEliminar