quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Turistas gastam 500 euros/dia no Porto ou no Norte?

O presidente da entidade de turismo do Norte de Portugal revelou que, no segundo trimestre de 2012, o gasto médio do turista que aterra no aeroporto Francisco Sá Carneiro e visita o Porto e Norte de Portugal "aumentou 30 por cento" em relação ao mesmo período de 2011 e "anda na ordem dos 580 euros" por estada, que ronda os "1,9 dias".
Segundo Melchior Moreira, "este consumo repercute-se claramente na economia local", assinalando ainda o "aumento de 139 euros comparativamente a 2011", um valor que considerou importante "para um destino extremamente apetecível e que está em crescimento".
Ora, analisando os dados relativos aos últimos anos, percebemos que o Porto e a sua área macrocefálica são os maiores beneficiários deste crescimento, estando distante uma distribuição equitativa dos ganhos. Gostaríamos, por isso, de saber mais concretamente quais os ganhos de cada região e município.
É uma pena que o presidente desta entidade de turismo tenha criticado a intenção dos autarcas do Alto Minho em fazerem a sua própria promoção, fartos que estão de serem subjugados aos interesses, vontades e, até, denominação portuenses.
Uma questão que, declaradamente, merece análise demorada.

Sem comentários:

Enviar um comentário