quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ideias para Braga: recriar fachadas


Eventualmente já se terá lamentado pela quantidade abusiva de prédios dos anos 60, 70 e 80 que proliferam pelas ruas do Centro Histórico. Em tempos não muito distantes, e quando ainda não existia legislação a proteger os centros históricos, cometeram-se graves atentados contra o património de Braga. As fotos acima expostas são de artérias bem próximas da Sé Primaz: o largo de São Paulo e a rua D. Frei Caetano Brandão. 
É pena. Todos lamentamos. E ninguém faz nada para alterar a descaracterização evidente da nossa identidade. Porém, há um projecto que poderia ajudar a corrigir estes erros.
Refazer os edifícios seria projecto utópico. Mas refazer a fachada, sem alterar o interior dos edifícios, não seria empreendimento de grande monta. Colocar cantaria nas janelas e portas, pintar as fachadas com as habituais colorações oitocentistas e corrigir as varandas, dando-lhes a índole férrea e mais curta.
Impossível? Talvez não...

(publicado em 18/10/2011)

2 comentários:

  1. Também concordo. E mais: essa medida é muito viável porque iria "dar emprego" às empresas de construção civil, coisa que em Braga é condição essencial para que se faça alguma coisa.

    ResponderEliminar