sábado, 15 de setembro de 2012

Igreja do Carmo classificada

A cidade de Braga vai, provavelmente, passar a contar com mais um monumento classificado como de interesse público. A igreja do Carmo já tem consignada uma área especial de protecção e viu o seu processo, iniciado em 2001, avançar rumo à classificação.
O templo do antigo convento dos Carmelitas descalços passa assim a figurar na lista dos monumentos classificados da cidade de Braga. Um caminho que tem que ser feito com muitos outros imóveis bracarenses, sob pena de continuarmos a ver adulterados ou mesmo demolidos os sinais do nosso passado e história comum.

2 comentários:

  1. Já estou a ver um espertinho a ir lá proibir-lhes de acabar as obras no telhado...

    ResponderEliminar
  2. Muito boa notícia, mas com um pequeno reparo que penso fazer toda a diferença. A Igreja do Carmo de Braga é, ainda nos dias de hoje, a igreja do Convento dos Padres Carmelitas Descalços. A comuninade não é tão significativa como no passado mas actualmente vivem três sacerdotes no edifício contíguo à igreja. Sendo assim o covento ainda permanece activo, o que muitos bracarenses desconhecem, e valoriza ainda mais este singular espaço de culto bracarense.

    ResponderEliminar