domingo, 2 de setembro de 2012

Nogueiró em festa no lugar da história

A Consolação é um dos melhores miradouros sobre Braga
A freguesia de Nogueiró viveu, este fim de semana, as festas de Nossa Senhora da Consolação, que se realizam no monte homónimo, que é provavelmente um dos locais mais importantes para se entender a origem da cidade de Braga.
Outrora distante da área urbana, o monte da Consolação acolheu um povoamento presumivelmente da Idade do Ferro, que terá tido ocupação pelo menos até à época romana. Hoje discute-se se não acolheu também a corte no início do Condado Portucalense. É um local de interesse histórico e patrimonial que merecia melhor sorte. Cerca de 3% do que foi desperdiçado nas piscinas olímpicas bastava para estudar e musealizar o monte da Consolação.
Até lá, vale a pena desfrutar da panorâmica sobre a Cidade Augusta!

1 comentário:

  1. Rui ando há tempos a querer saber coisas da minha terra e a autarquia tem uma pequena verba orçamentada há anos para apoiar os possíveis estudiosos... No entanto tudo falha inclusivé a escavação que estava prevista e vem nos programas da capital europeia da Juventude. Até hoje a organização da CEJ ainda não explicou à Junta de freguesia com quem tinha combinado as escavações se deu ao cuidado de explicar porque não realizou o previsto. Entretanto, neste momento a Junta de Freguesia está a negociar a publicação da tese de doutoramento de Mário Gouveia Professor da UNL intitulada ILDUARA MENDES E A VILA DE NOGUEIRÓ, em que este autor considera que a 1ª sede do Condado portucalense se situava exatamente em Nogueiró

    ResponderEliminar