sábado, 22 de setembro de 2012

O edifício da Câmara Municipal de Braga

O edifício da Câmara Municipal, voltado à praça do Município foi mandado construir pelo Arcebispo D. José de Bragança em 1753 para acolher o Senado Municipal. A intenção de transformar esta praça na mais importante da cidade deve ter sido motivação para a sua construção neste local. É uma das obras-primas de André Soares. Segundo Robert Smith é a “maior obra-prima da arquitectura civil barroca da Península Ibérica”.
Ao centro está colocada a imagem de Nossa Senhora do Livramento, trazida do anterior edifício municipal, que existiu entre 1518 e 1775, na praça em frente à Sé. A ala norte do edifício só foi construída em meados do século XIX, altura em que foram pintados os azulejos da escadaria e em que foi construído o salão nobre.

1 comentário:

  1. Lindo, fantástico...aqui no brasil temos um edificio no Rio de Janeiro, datando depois da chegada da Familia Real(1808) que parece muito com este e atualmente chama-se Museu Histórico Nacional fica localizado na Praça 15 de Novembro no Centro do Rio, antes era o Paço Imperial.
    Marçal - Amazonas - Brasil

    ResponderEliminar