quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Queremos fazer parte deste "Norte"?

@ www.bragaon.blogspot.pt
Já estamos a habituar-nos progressivamente. As denominadas direcções regionais do Norte, supostos postos de descentralização do poder, centralizam a sua acção administrativa na cidade do Porto. a tão propalada regionalização acaba por acontecer, de um forma mais dissimulada e nefasta.
Entretanto, o presidente da Câmara do Porto veio "defender" os interesses do Norte, comentando o processo de privatização da empresa que gere os aeroportos nacionais. Será que a privatização da ANA não é um assunto que interessa também a Braga e ao Minho? Se é assim porque é que ninguém se pronunciou sobre este assunto?
Acho que nenhum de nós reconhece autoridade a Rui Rio para se pronunciar como porta voz do Norte ou do Minho. Agradecemos a preocupação, mas dispensamos. Não nos esquecemos das vezes em que a macrocefálica área metropolitana do Porto se aproveitou dos dados estatísticos da região Norte, para garantir finaciamento para projectos que apenas beneficiaram os seus interesses. Isto só  irá mudar quando se perceber que áreas como Lisboa e Porto devem estar separadas administrativamente das regiões do seu entorno geográfico, sob pena de as atrofiar a vários níveis.
O blog Braga On fez uma excelente análise aos números do turismo, atestando o que já sabíamos, que o famigerado crescimento dos números de turistas na região apenas trouxe vantagens ao Porto (+ 22%), a tal cidade que tem direito a figurar na designação da suposta entidade de turismo do Norte. O Minho caiu 13% comparativamente ao ano da criação desta entidade de turismo...

Queremos fazer parte deste "Norte"?
Eu não quero. E não irei assistir em silêncio a este processo de constante diminuição administrativa de Braga e da sua região.

5 comentários:

  1. Eu também não me calarei.
    (Somos 4 aqui mas muito mais pelo Minho todo)

    ResponderEliminar
  2. BRAGA - CAPITAL HISTÓRICA DO NOROESTE PENINSULAR!!! comandantX

    ResponderEliminar