sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Funicular do Bom Jesus em vias de classificação

Trata-se de mais uma excelente notícia para o património brácaro: o funicular do Bom Jesus, exemplar raro no âmbito dos transportes movidos a água, vai ser classificado como monumento de interesse público.
O processo de classificação, que se arrastava desde o ano 2000, altura em que a ASPA fez a proposta, entrou agora na sua fase de finalização, após o aval dado pelo Conselho Nacional de Cultura.
Este reconhecimento pode ajudar à candidatura do Bom Jesus do Monte a Património da Humanidade.
Recorde-se que o funicular do Bom Jesus foi o primeiro construído na Península Ibérica e, actualmente, é o único do mundo que ainda funciona pelo sistema de contrapeso de água.

Depois de um tempo de forte penúria no que toca à classificação de imóveis (ou móveis!), verificamos um inusitado acelerar de processos que estavam pendentes. Um aspecto muito positivo a ressaltar deste Conselho Nacional de Cultura. Os bracarenses do presente e do futuro agradecem!

2 comentários:

  1. Existem pelo menos 6 funiculares no mundo a funcionar a contrapeso de água.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Funiculares_movidos_por_contrapeso_de_%C3%A1gua

    ResponderEliminar
  2. o Elevador do Bom Jesus é o mais antigo a funcionar a contrapeso de agua (elevador hidraulico) ainda em funcionamento. Como tal espanta me esta classificção com IP creio que deveria ser elevado à categoria de MN

    ResponderEliminar