sexta-feira, 19 de outubro de 2012

São Frutuoso: recordar um homem


Hoje a Igreja Católica em Braga recorda uma das grandes personalidades da Alta Idade Média na nossa cidade e região: São Frutuoso, mais conhecido devido ao importante monumento de Montélios, cuja averiguação artística e histórica continua a suscitar mistérios.
São Frutuoso foi bispo de Braga entre os anos 656 e 665 da era cristã. Sabe-se, da vida deste prelado bracarense, que se dedicou à fundação de cenóbios em todo o território da primitiva província eclesiástica de Braga. A biografia escrita por S. Valério, para além de louvar as virtudes humanas deste santo, outorga-lhe a fama de instrutor do povo humilde e rude, à imagem de um dos seus mais célebres predecessores na cadeira episcopal, S. Martinho de Dume. Terá nascido na diocese de Astorga, no norte de Espanha, na região de Bierzo. Estudou na Escola da Catedral de Palência, onde adquiriu formação vasta em liturgia e humanidades. 
Depois de um tempo de peregrinação e recolhimento, São Frutuoso terá fundado inúmeros mosteiros por toda a Galiza, vindo parar ao cenóbio de Dume em 653, do qual foi Bispo, ascendendo daí à prelatura bracarense três anos depois.

1 comentário:

  1. Em muitos locais mantém-se como referência para comemoração a data da sua morte: 16 de Abril.
    Já vinha no Missal de Mateus...

    ResponderEliminar