quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A cidade do cavaquinho

Segundo Gonçalo Sampaio, o cavaquinho é um instrumento que terá a sua origem na cidade de Braga, algures no século XVI. O seu som tão peculiar está presente na música popular minhota, sendo presença obrigatória em qualquer grupo que se proponha representar as tradições desta região. Em algumas regiões do Brasil é também apelidado de braguinha ou de machete de Braga. Este facto atesta, não só o fluxo migratório que partiu do Minho para este país no decorrer dos séculos XVIII e XIX, como também o labor dos cordofones na nossa cidade. Até existe uma afinação típica da cidade: Ré-Lá-Si-Mi!
O cavaquinho é um ícone da cidade de Braga. Não poderíamos dar maior destaque a este facto promovendo iniciativas culturais e dinamizando a utilização deste instrumento? Se não salientarmos aquilo que é efectiavmente nosso, que argumentos teremos para querer afirmar a nossa cidade no contexto nacional?
O cavaquinho será provavelmente o braguinha mais famoso em todo o mundo! Quantos bracarenses o sabem?

PS - E que tal aproveitar as festas da cidade para valorizar a tradição de Braga nos cordofones, nomeadamente o cavaquinho e a viola bragueza, criando, por exemplo, um festival nacional de cavaquinhos?

6 comentários:

  1. Sempre com óptimas ideias!
    E deixo uma pergunta: como se chamam os adeptos do Sporting de Braga? Braguistas?

    ResponderEliminar
  2. Se tivermos em conta que os adeptos do Porto são denominados de portistas e não de portuenses, pela lógica os adeptos do SCB devem ser denominados de braguistas.

    ResponderEliminar
  3. Há algumas semanas, passou na RTP2 um delicioso documentário (em 4 episódios) chamado "Apanhei-te Cavaquinho", que vai seguindo a história e a presença deste instrumento pelas várias partes do mundo.

    Como não podia deixar de ser, a equipa de filmagem esteve em Braga. A visita aparece no primeiro episódio, a partir do minuto 23:
    http://www.youtube.com/watch?v=30ETxHEAksY&feature=player_embedded#!

    O documentário até poderá servir de guia para a criação de um festival internacional (entre outras iniciativas)!

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante também o passatempo "O Ás do Cavaquinho" iniciado há uns meses pelo programa "Portugal no Coração" da RTP1.
    O vídeo da final:
    http://www.youtube.com/watch?v=yxxCdYqGAZ8

    ResponderEliminar
  5. Eu gostava de assistir. Tocio acordes simples, mas gosto muito do som.

    ResponderEliminar
  6. Eu gostava de assistir. Tocio acordes simples, mas gosto muito do som.

    ResponderEliminar