quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ideias para Braga: pirâmides na rotunda

www.conhecerportugal.com
A avenida Central é o coração inevitável de Braga. Um dos seus aspectos mais curiosos é o facto de se constituir como ponto de fuga em duas direções distintas. Assim, se estivermos junto à arcada conseguimos atingir dois horizontes de visão sem colidir com edificações urbanas: o Picoto e o Bom Jesus.
Ora, cinco anos após a visita do Papa João Paulo II a Braga, que aconteceu em maio de 1982, foi erigido um monumento para assinalar esta efeméride. O local escolhido foi a avenida Central. Constituído por três pirâmides, o monumento da autoria do escultor Zulmiro de Carvalho e do arquitecto Domingos Tavares, acaba por "estragar" o ponto de fuga que permitia observar o Bom Jesus do Monte, para além de deter um estilo pouco enquadrado com o contexto circundante.
A solução para este monumento, que terá a sua valia artística, seria colocá-lo numa das rotundas da cidade, preferencialmente em zonas com edificações modernas. Desta forma, para além de libertarmos o principal espaço urbano de Braga, poderíamos acrescentar monumentalidade a algum dos espaços recentemente agregados à cidade.
Uma ideia...  

1 comentário:

  1. E devolver a estátua de D.Pedro V nesse sítio(que já foi dela) e as pirâmides na Praça Mouzinho de Albuquerque!

    A estátua na Avenida Central:
    http://images.delcampe.com/img_large/auction/000/040/609/649_001.jpg?v=1

    ResponderEliminar