domingo, 9 de dezembro de 2012

Parque do Picoto vai arrancar

© Rui Ferreira 2012
Uma das boas notícias para o ano 2013 em Braga é o facto, confirmado esta quinta-feira, do parque urbano do monte Picoto avançar de imediato. Depois do aval do tribunal de Contas o projecto, eternamento adiado, parece que vai ver a luz do dia e Braga vai finalmente ter um parque para além do parque da Ponte.
O projecto é extremamente interessante e o local privilegiado, todavia é essencial que não se fique apenas pela primeira fase. Se o parque não se ligar à zona urbana, nomeadamente criando-se a ligação ao parque da Ponte e avenida da Liberdade, perde o seu epíteto de "urbano". Os parques urbanos destacam-se dos demais por estarem integrados na zona urbana. Após a conclusão da primeira fase do parque do Picoto, para lá chegarmos teremos que utilizar o automóvel, tal como acontece quando nos deslocamos ao Bom Jesus ou ao Sameiro. Ora, não é isso que se pretende com um parque urbano.
De qualquer forma é bem-vindo e esperemos que crie uma dinâmica de concretização deste tipo de projectos, nomeadamente nas Sete Fontes e no tão esquecido parque urbano da zona Norte.

Ficará a dúvida se Mesquita Machado conseguirá inaugurá-lo antes de sair de cena. Um legado miserável, em termos de espaços verdes, de um presidente da Câmara que viu a zona urbana aumentar cerca de 200% em área e 90% em população...

1 comentário:

  1. E a disputa jurídica sobre a posse dos terrenos e as indemnizações está resolvida? Ou será que vamos assistir a embargos sucessivos?...

    ResponderEliminar