quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Braga com cada vez menos qualidade de vida


© Rui Ferreira 2012
Braga deu mais um trambolhão no ranking nacional da qualidade de vida, tendo sido afastado do grupo restrito dos 30 municípios com maior desenvolvimento económico e social. O município de Braga caiu 20 lugares e ocupa agora o 46.º lugar, numa lista liderada por Lisboa, Porto e Albufeira. A investigação realizada pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior coloca seis dos 24 municípios do Minho entre os 30 piores.
A terceira cidade do país é deixada para trás por grande parte das maiores cidades portuguesas, colocando muitas interrogações ao seu prestígio e ao tipo de políticas adoptadas no seu desenvolvimento humano e social.
Esta posição é inaceitável e o estudo deveria ser justificado pelos nossos responsáveis autárquicos. Onde está o lema "é bom viver em Braga"?

1 comentário:

  1. Calmex, minha gente. Não vamos confundir um estudo da UBI (mesmo que se lhe reconheça mérito pela extensão e pela continuidade) com um hipotético relatório do INE. Não estão no mesmo patamar de credibilidade.

    Aliás, como os próprios autores do estudo reconhecem, os resultados estão directamente dependentes da selecção dos indicadores, que está longe de ser consensual. Ainda para mais sabendo-se que alguns dos indicadores não contam com informação rigorosa e actualizada.
    O estudo terá por base o Anuário Estatístico de 2008.

    Interessaria perceber quais os parâmetros que contribuiram para o tal trambolhão do concelho de Braga na classificação (em 2004 - 27º; em 2006 - 26º; em 2008 - 46º). Mas isso já não vai ser conseguido a picar telexes da Lusa...

    ResponderEliminar