domingo, 24 de fevereiro de 2013

Memória Maior: o mercado do Peixe

http://alfarrabiosdebraga.blogspot.pt/
Parque da Ponte, 2012
O mercado do peixe (ver foto 1) era um edifício público que existiu entre as décadas de 1900 e 1950, na atual praça do Comércio, sensivelmente onde hoje se localiza o mercado municipal. Nessa altura, a cidade de Braga dispunha de duas estruturas comerciais deste género, sendo que o mercado onde se vendia o peixe estava separado do edifício onde eram comerciados os restantes produtos de mercearia.
O principal mercado estava na praça do Município, local que detinha esta funcionalidade desde o século XIX, inicialmente a céu aberto e, a partir de 1915, num elegante edifício em ferro, concebido por Moura Coutinho.
Por sua vez, o mercado do peixe foi demolido para dar lugar ao atual, inaugurado em 1955, tendo restado este monumental arco (ver foto 2), que foi transferido para o parque da Ponte, onde ainda hoje se encontra. Ao centro podemos admirar a heráldica de Braga, ainda com a configuração monárquica.

3 comentários:

  1. Rui,

    Há imagens do outro mercado que estava na Praça do Município? Eu vi uma vez e lembro-me que era uma estrutura muito bonita.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Pedro, há sim imagens do mercado de ferro. Ponho-te já aqui um link!
    Catarina

    ResponderEliminar
  3. ei-lo!

    http://cochinilha.blogspot.pt/2013/02/mercado.html

    ResponderEliminar