sábado, 23 de fevereiro de 2013

O maior clube do Minho, garantidamente!

O Sporting Clube de Braga anunciou ontem que já foi atingida a meta dos 30 mil associados. Um facto histórico que torna o emblema minhoto no quarto maior clube a nível nacional, da mesma forma que garante uma ultrapassagem significativa aos vizinhos de Guimarães.
Fruto de um crescimento desportivo e humano inquestionável, o Braga já tem adeptos registados em 31 países do mundo, e de todos os distritos de Portugal, à excepção de Portalegre e Évora. No Minho há cada vez mais braguistas incondicionais. É frequente cruzar-me com bandeiras do Sporting de Braga hasteadas em lugares recônditos de Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso, Esposende e, até, Taipas!
É inquestionável o peso que os sucessos do maior clube do Minho acarreta para a economia local, para a promoção turística e para a própria afirmação de Braga no contexto nacional, afirmação essa que já era nítida em termos demográficos e económicos, faltando apenas a afirmação cultural...
No contexto do futebol nacional, o desporto mais popular de sempre, o Sporting de Braga mostra como é possível desafiar os interesses instalados e a popularidade dos três principais clubes. Acima de tudo, o Braga mostra como é essencial que as populações apoiem os clubes das suas terras e não se dobrem perante o mediatismo de agreminações que representam outros emblemas.

Quanto ao Minho, sem menosprezo para com o Vitória de Guimarães, o outro "grande" da região, o Sporting de Braga já se afirma destacadamente em massa humana - sócios e público no estádio - conseguiu os melhores resultados desportivos - Taça de Portugal, 2.º lugar na Liga e final da Liga Europa - e é indiscutivelmente mais aberto à região e não tão fervorosamente bairrista (o que é dado a agressividades e antipatias...). Tem muito por onde crescer, até porque está sedeado na terceira cidade do país, tendo um potencial de crescimento incomum.

Esta noite, no eterno derby do Minho, o maior emblema da região vai recordar esta marca dos 30 mil associados. Nas bancadas será uma festa com certeza. Dentro de campo não faltará empenho, apesar das incompetências nas laterais da defesa...e na linha lateral junto ao banco do Braga.
Se o Braga ganhar será a natural vitória ditada pelo mais forte. É bom recordar a certos incompetentes, que ganhar hoje não é mérito, é obrigação!
Força Braga!

Sem comentários:

Enviar um comentário