quarta-feira, 29 de maio de 2013

Aí está o São João 2013!

Foi ontem apresentado o programa das Festas de São João 2013, o evento que continua a ser o maior acontecimento da cidade e município. As grandes novidades do programa são o festival áereo, recordando o que sucedeu há precisamente 100 anos atrás, e uma exposição sobre a história de São João da autoria do amigo Evandro Lopes.
O resto do programa cumpre a tradição - e é bom que ela não se perca - e faz das sanjoaninas bracarenses as mais importantes de Portugal. Falta apenas apostarmos mais na promoção externa para transformar as nossas festas no maior evento turístico da cidade. Infelizmente temos a sombra do Porto, mas é perfeitamente possível superá-la. Para isso, temos que apostar nos traços identitários que nos distingue das demais festas.
Por isso mesmo, permitam-me discordar da aposta, na noite de estreia das festas, de um espectáculo de fados. Já no ano passado tinha sido apontado como um dos eventos mais significativos das festas. Ou efectivamente queremos apostar no que é nosso e na originalidade das tradições locais, ou ocupamos o programa com tradições de outras localidades, que não Braga.
Braga é cavaquinhos, folclore, bombos, cabeçudos, música popular, arcos de romaria, santos no rio, Rei David e pastores, procissão e ervas de cheiro!
E os foguetes? Contamos com eles este ano?
É que festa sem o estourar dos morteiros não é festa...

Sem comentários:

Enviar um comentário