segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bem-vindos a Bracara Augusta!

A cidade de Braga vai fervilhar de emoção a partir da próxima quarta-feira com a terceira iniciativa mais participada do seu calendário anual: a Braga Romana. Todas as palavras seriam poucas para elogiar esta iniciativa, que envolve de uma forma meritória escolas e associações do município, patrocinando um pouco do que foi a origem de Braga e recriando artificialmente o ambiente de uma civitas romana.
Esta iniciativa tem-se demarcado pela qualidade de execução, pelo envolvimento cenográfico e artístico alcançado e também pela dimensão educativa, que envolve as escolas da cidade.
O único aspecto que poderia ser melhorado é o que diz respeito à exploração patrimonial do evento. Com a herança arqueológica de que Braga dispõe e com a constante actividade de investigação e valorização promovida pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, que todos os anos apresenta novidades, é pena que a Braga Romana passe ao lado da Braga efectivamente romana.
Poderíamos desde logo questionar porque é que a iniciativa decorre maioritariamente fora da área da cidade romana, todavia isso é um pormenor diante da valorização dos vestígios romanos espalhados pela cidade, inclusive em alguns lugares onde decorre a Braga Romana. E que tal aproveitar o evento para os sinalizar e para convidar a população a conhecê-los?

Sem comentários:

Enviar um comentário