sábado, 22 de junho de 2013

Braga já tem um USE-IT!

http://cochinilha.blogspot.pt/
A cidade de Braga conta, desde a passada quinta-feira, com uma versão do mapa turístico integrada na versão Use-It Europe. Vão ser cerca de 40 mil exemplares que vão ser disponibilizados gratuitamente em Portugal e em várias cidades europeias, potenciando assim o interesse de ilustres visitantes por esta augusta urbe.
Trata-se de um Mapa para Viajantes Curiosos e tem como objectivo fornecer informação que pensa para além do turismo dito mais convencional: vai de encontro às necessidades dos viajantes independentes que estão interessados em fazer uma visita genuína e informal, que querem descobrir ativamente a cidade real tal como ela é vivida pelos habitantes locais. Este mapa é, portanto, escrito por quem melhor conhece a cidade – os bracarenses –, tentando ser aquele amigo do amigo em casa de quem estamos a pernoitar e que ao pequeno almoço nos rabisca num guardanapo indicações acerca daquilo que não devemos mesmo perder, sem papas na língua e com honestidade, falando do que melhor e pior tem a cidade.
Disponível em inglês e em português no formato de um desdobrável impresso e online, o USE-IT contém, além de um mapa de orientação de Braga, referências a quase 100 locais de interesse – entre monumentos, restaurantes, lojas, bares, espaços culturais. A seleção é feita de uma forma totalmente independente e de acordo com critérios que fogem do turismo massificado.
Distribuído gratuitamente em Braga, pelos postos de turismo, hostels, universidade e outros locais de afluência, e também no Porto, Lisboa, Guimarães e várias outras cidades na Europa, o USE-IT Braga surge pela mão da Calote Esférica – a mesma equipa que produziu o USE-IT Porto e o USE-IT Guimarães –, e integra uma rede Europeia em plena expansão que conta já com mais de 20 cidades, como Bruxelas, Praga, Oslo ou Viena, representando uma marca de qualidade no que diz respeito ao turismo independente.

PS: Tive o gosto de pertencer à equipa que elaborou este mapa e é com particular gosto que o vejo vir à luz do dia, depois de avanços e recuos e da promessa que seria integrado na Capital Europeia da Juventude. Pessoalmente não posso deixar de lamentar a atitude de alguns responsáveis do GNRation e da Fundação Bracara Augusta. Na véspera do lançamento do mapa, estando os seus responsáveis a ser entrevistados na RUM, anunciando o programa do lançamento e o facto do Professor Miguel Bandeira ter sido convidado pela equipa a fazer a apresentação do mapa, e surgiu um telefonema desses responsáveis (que financiaram o projecto, mas não o fizeram...) a exigir que o convidado fosse desconvidado. Naturalmente que não foi desconvidado... Esteve presente e falou muito bem!
Recorde-se que Miguel Bandeira é um independente que está na lista dos vereadores da coligação Juntos por Braga às autárquicas.
Por aqui se prova que 37 anos no poder dos mesmos protagonistas partidários faz muito mal a uma democracia que se quer límpida, não mesquinha e com elevação. Muitos nem sequer podem almejar chegar aos calcanhares do Professor Miguel Bandeira!

Sem comentários:

Enviar um comentário