quinta-feira, 20 de junho de 2013

História das Festas de São João em Braga

As Festas de São João são um momento de particular ênfase no calendário anual de qualquer bracarense. São ainda, pela sua história e tradição, uma altura em que bracarenses rurais e urbanos se unem em torno dos seus símbolos e identidade.
Por isso mesmo, e dadas as ausentes oportunidades de aprofundamento destes temas, a Braga + e a JovemCoop vão promover duas iniciativas que visam um conhecimento maior das festas sanjoaninas.
Esta noite, a partir das 21h00 vai decorrer uma sessão sobre a história destas festas, que vai ser acompanhada devidamente por músicas populares sobre as Festas de S. João de Braga, pela Associação Cultural e Festiva "Os Sinos da Sé". A iniciativa realiza-se na videoteca municipal da rua do Raio.
No próximo sábado, pelas 15h00, junto ao INATEL (avenida Central), daremos início a uma actividade que visa conhecermos melhor a etnografia da zona de Braga, os trajes típicos e as danças que os nossos antepassados nos legaram. A iniciativa vai ser guiada pelo Grupo Folclórico Gonçalo Sampaio, o mais antigo do género na cidade de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário