quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dois casos urgentes do património bracarense

O risco de perdermos os elementos decorativos da capela de S. Sebastião são assinaláveis
Assim estão os painéis de azulejos de Oliveira Bernardes na capela de S. Sebastião
O tecto da capela de S. Miguel-o-Anjo está em risco iminente de derrocada
Em Braga, entre o vasto património edificado da nossa cidade, subsistem dois casos de urgente intervenção: a capela de S. Miguel-o-Anjo e a capela de S. Sebastião das Carvalheiras. Ambas as edificações apresentam um elevado risco de perecerem perante o envelhecimento das estruturas.
A capela de S. Sebastião das Carvalheiras foi reedificada em 1715 sob patrocínio de D. Rodrigo de Moura Telles, e projecto de Manuel Fernandes da Silva. Resulta de uma primitiva capela mandada construir por D. Diogo de Sousa. Detém um notável conjunto de azulejos da autoria de António de Oliveira Bernardes. No seu interior encontra-se um rolo de cera do tamanho da cerca medieval de Braga. Atualmente, apesar do restauro do telhado já ter sido efetuado, as infiltrações apodreceram os retábulos e danificaram os painéis de azulejos e os tectos. O catavento foi retirado por perigo de queda. A intervenção é urgente!
A capela de São Miguel-o-Anjo será mais desconhecida dos bracarenses. Localizada na freguesia de Maximinos, muito próxima da estação, resulta da transferência de uma antiquíssima capela que existia junto à porta da Ajuda, no local de passagem das Carvalheiras para o Campo das Hortas. Desmantelada no início do século XIX, foi transferida para o atual local, juntamente com so retábulos da autoria de André Soares. Era o local onde tradicionalmente os arcebispos se paramentavam para fazer a sua entrada solene na Sé.  Para além da necessária substituição do telhado, tem a sua abóbada em risco iminente de desabar, pelo que se encontra atualmente vedada.

Dois casos urgentes do património bracarense que devem mobilizar a comunidade, os amantes do património e os responsáveis locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário