quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Espaços Verdes: à 11.ª vez só cai quem?


Uma nova cidade está a nascer - CMB from MezzoLab on Vimeo.

Há 37 anos que Braga é governada por executivos socialistas, sempre liderada por Mesquita Machado (com uma célebre interrupção...). Ao longo de todo este tempo, os bracarenses viram a sua cidade crescer urbanisticamente e ser dotada com um parque habitacional invejável. Porém, a cidade continuou a viver à sombra do parque da Ponte, inaugurado em 1922, e dos espaços disponibilizados pelas instituições da Igreja como o Sameiro e o Bom Jesus, entre outros. Algumas anotações interessantes em algumas urbanizações, como foi o caso da quinta de Sotto Mayor, e pouco mais.
Ao longo de todos estes anos não faltaram promessas verdes a iludir os bracarenses urbanos:
  • Em 1982 o parque do monte Picoto,  que vai ficar prontinho "in extremis" antes de terminar o mandato;
  • Em 1997 iria ser construído o "novo Bom Jesus do Monte", que seria o parque urbano da zona Norte, do qual apenas foi construído um estádio e umas piscinas em potência;
  • Em 2008 foi o parque das Sete Fontes, não sem que se tentasse fazer passar uma via rápida que iria dizimar todo o local;
  • Em 2008 até o pequeno recinto de Guadalupe iria ser recuperado a expensas da zelosa autarquia...
  • Em 2013 (finalmente!) vai ficar pronta a regeneração das margens do rio Este, depois de anos de abandono e de uma permissividade abusiva quanto à construção junto das mesmas margens.
A estratégia é simples: promete-se em períodos pré-eleitorais e depois espera-se que as pessoas iludidas se esqueçam do prometido. Agora, e em vésperas de um duelo eleitoral que promete ser pesaroso para as hostes socialistas, surge um cândido vídeo, pela inocente voz de uma criança, e uma rídicula exposição a prometer que afinal vão fazer tudo aquilo que nunca tiveram interesse em fazer em 37 anos de gestão pública.

Como diz o povo, e bem:
À primeira quem quer cai.
À segunda cai quem quer.
À terceira quem é tolo.
À décima primeira vez (o número de eleições autárquicas), nem sei o que dizer...

3 comentários:

  1. Gosto particularmente no video, do projecto para a margem esquerda do Cávado, com a sua magnifica ciclovia desde Navarra até Padim da Graça, passando pela maravilhosa praia fluvial da Ponte do Bico em Palmeira, com a sua piscina natural e parque de lazer!!!.
    Façam o favor de não nos gozarem!

    ResponderEliminar
  2. Ficção ou realidade?

    A percentagem de imagens reais em comparação com a percentagem de imagens virtuais, responde a esta questão.
    Infelizmente a realidade de Braga não é a apresentada neste vídeo.
    Infelizmente há gente que gere Braga que ofende todos os 4 anos a inteligência de muitos bracarenses.

    Contudo, infelizmente, há também outros que continuam a deixar-se enganar por esta propaganda ficcional, que não sai das maquetas, sejam elas físicas ou virtuais, como este bonito vídeo!

    Infelizmente, só cai quem quer!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar