terça-feira, 27 de agosto de 2013

Esposende, a praia de Braga

Braga é uma cidade com uma localização privilegiada. Fica a cerca de 30 km da montanha - do melhor destino de turismo de montanha em Portugal, diga-se - e fica à mesma distância do mar, com o acréscimo de deter uma rápida auto-estrada que a liga à costa.
Esposende, o único município do distrito de Braga que faz fronteira com o mar, é o destino predilecto dos bracarenses no período estival. Podemos dizer até que os habitantes da capital do Minho são decisivos na economia da mais jovem cidade do distrito. Muitos são os que por lá passam em julho, agosto e setembro e alguns também os que lá têm a sua segunda residência.
A costa que se espraia entre as Marinhas, Cepães, Esposende, Fão, Ofir e Apúlia é dominada claramente pelos milhares de bracarenses que escolhem o "seu" território para desfrutar das suas férias de verão.
Por todo o lado se vêm rostos conhecidos, se ouve falar "braguez", se vestem camisolas com o símbolo do Sporting de Braga.
Esta relação de intimidade entre as duas cidades já merecia um protocolo de interacção cultural durante o verão.
Esposende é, sem sombra de dúvida, a praia de Braga!

1 comentário:

  1. Interacção cultural é muito pouco. Devia haver uma interacção também ao nível do turismo, saíam ambos a ganhar. Por exemplo, quem vem a Braga não sabe que tem uma praia a apenas 30km e muito menos como são essas praias e como se deslocar até lá. Isso poderia fazer aumentar o tempo de permanência do Turista em Braga no Verão. O mesmo se aplica ao caso do Gerês. Braga tem condições para ser o centro de tudo e ter grande variedade de oferta turística, falta potencia-la.

    ResponderEliminar