sábado, 24 de agosto de 2013

Ideias para Braga: reformular o Mercado

O Mercado Municipal de Braga, cujo edifício atual remonta a 1956, necessita urgentemente de ver reformulada a sua maneira de funcionar. Outrora frequentado massivamente pelos bracarenses, hoje encontra-se em progressivo declínio, devido à concorrência dos supermercados e à mudança de hábitos dos bracarenses.
Não podemos esquecer que os mercados serviam para o escoamento dos produtos agrícolas dos pequenos agricultores do município, tornando-se lugar fundamental de promoção do que é efectivamente nosso.
Um dos factores que regista mais queixas dos comerciantes é o estacionamento pago nas ruas limitrofes do mercado, algo que não melhorou depois do aumento da área de parqueamento pago por iniciativa do executivo socialista da Câmara Municipal de Braga.
A reformulação do conceito do mercado poderia auxiliar a uma mudança de atitude dos bracarenses em face deste importante equipamento da cidade. Instalar espaços de restauração no seu interior poderia ser uma hipótese bem sucedida, tal como criar iniciativas culturais nos seus espaços interiores.
Porque não ter animação cultural todos os sábados de manhã, realizadas pelas associações culturais do município?
Porque não criar feiras temáticas aos domingos ou integrar o mercado nos circuitos dos turistas que vão deambulando por Braga (como acontece com La Boqueria em Barcelona)?
Porque não criar uma avença de estacionamento aos sábados de manhã para os bracarenses que decidam fazer as suas compras no mercado?
Algumas ideias que podem permitir reanimar um dos espaços mais populares da nossa cidade, tal como outras localidades já estão a implementar.

PS - Veja-se o exemplo do Mercado da cidade de Porto Alegre no Brasil!

1 comentário:

  1. Um exemplo da solução para o mercado municipal:
    http://mercadobomsucesso.com/

    Ou em Madrid:
    http://www.mercadodesanmiguel.es/
    http://www.mercadosananton.com/

    ResponderEliminar