quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ideias para Braga: Festival de Órgão de Tubos

Os órgãos da Sé de Braga foram construídos em 1737 com talha dourada de Marceliano de Araújo
Braga é uma cidade com uma identidade histórica vinculada inevitavelmente à Igreja. Todas as iniciativas culturais que se possam promover na nossa cidade baseadas nesta herança gravada na fisionomia da nossa cidade terão certamente argumentos de sucesso.
Neste capítulo, existem recursos que ainda não estão devidamente explorados. Os órgãos de tubos, que têm vindo progressivamente a ser recuperados nos templos da nossa cidade, representam uma forte tradição musical e artística que bem poderia ser fundamento para um festival de dimensão nacional e internacional.
O órgão de tubos da Sé é provavelmente o mais imponente do nosso país e está apto. Nos anos mais recentes, as igrejas de Santa Cruz, Misericórdia, S. Lázaro e, mais recentemente, do Hospital restauraram os seus órgãos de tubos e poderiam ser a base para um festival de grandes dimensões.
Seria preciso coordenar com as instituições da Igreja esta iniciativa, chamar organistas e coros de renome e investir na divulgação.
Um investimento pequeno para as vantagens que cultural, turistica e economicamente poderia trazer a Braga e à sua reputação.
Uma ideia para Braga...

2 comentários:

  1. O orgão de tubos da igreja do Salvador, embora mais pequeno, também foi restaurado. Aliás, um dos primeiros a ser restaurado.

    ResponderEliminar
  2. concordo plenamente ,poderá ser um ícone da cidade como abrir todos os edificios e museus (gratuitos ) pois temos muito para dar a conhecer

    ResponderEliminar