terça-feira, 8 de outubro de 2013

O nome de uma das maiores avenidas de Braga

A avenida Júlio Fragata é uma das mais importantes artérias de Braga
O padre Júlio Fragata era considerado um homem de grande virtude
Uma das maiores avenidas de Braga tem por nome Júlio Fragata. Local inevitável da passagem do trânsito, destaca-se por deter nos seus limites o maior centro comercial de Braga e da região, o Braga Parque.
Apesar da sua relevância e deste nome já soar familiar a muitos bracarenses, poucos saberão quem foi esta personalidade. O padre Júlio Fragata nasceu em 1920 em Carrazeda de Ansiães, tendo falecido prematuramente em Braga, onde vivia e trabalhava, em 1985.
Filósofo de renome, este sacerdote Jesuíta foi Director da Faculdade de Filosofia de Braga da UCP de 1968 a 1971 e de 1978 a 1985 e Superior Provincial da Companhia de Jesus entre 1971 e 1977. Dirigiu a secção de Filosofia da VERBO  Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura e desempenhou um papel preponderante no lançamento da secção de Viseu da Universidade Católica Portuguesa e na extensão madeirense (Funchal) desta Universidade, tendo sido Director de uma e de outra. Destacou-se ainda no capítulo humano e espiritual, sendo considerado “santo” por muitos fiéis cristãos que com ele conviveram.
A sua convivência com alguns dos protagonistas políticos locais, acabou por facilitar esta justa e merecida homenagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário